quarta-feira, 5 de abril de 2017

Muriaé realiza mais uma edição de encontro de Mountain Bike regional

 Momento da largada - Foto: Brunno Estêvão

Mais de 600 bikes, circuito pesado, premiação de desafio, lojistas e confraternização entre amigos foram os elementos que fizeram do evento uma grande festa do ciclismo na região. 

A cidade de Muriaé, um dos polos regionais da Zona da Mata Mineira, destaque em indústria e agricultura, mantém-se firme no desenvolvimento meio a crise nacional. Dos 127 municípios da Zona da Mata, Muriaé está em quinto lugar em extensão territorial com seus 840 km², fato que oferta uma diversidade de estradas de terra e trilhas, que são a base do ciclismo fora de estrada, conhecido mundialmente como Mountain Bike.

No dia 2 de abril, para receber os mais de 600 participantes de 47 cidades e 4 estados diferentes, foram preparados dois circuitos que exploraram uma região com altitudes médias, com poucas planícies, formatando um percurso para ciclistas intermediários com 24km e um para elite de 55km. Os ciclistas seguiram pela Estrada do Retiro em direção à comunidade da Pratinha, subiram para a região alta da Fazenda São Bento de onde avistaram a Pedra Elefantina em seu melhor enquadramento, descendo pelo distrito de São João do Glória que pertence ao município de Vieiras, retornando assim ao Parque de Exposições de onde largaram.

Além de um café da manhã ao chegarem, os participantes receberam um farto almoço acompanhado de música ao vivo. Houve sorteio de brindes no qual até uma bicicleta nova, da marca Oggi, foi sorteada.

 “O que me motivou a ir no evento de Muriaé foi a animação do grupo Panela e Bike, do qual faço parte, e encontrei um evento muito bem organizado, com sinalização perfeita, incluindo até placas informativas, um trajeto desafiador e muito bom, por isso certamente estarei presente nas próximas edições”, declarou Fabio Tardin, que veio de Bom Jesus do Norte – ES.

 Ciclistas percorreram estradas até o município de Eugenópolis, onde avistaram a Pedra Elefantina em seu melhor visual - Foto Ozy Ramos


Projeto

O Muriaé Bike Fest foi um projeto criado para que a cidade pudesse ter o seu evento de mountain bike no calendário regional. Na primeira edição buscou-se apresentar o “Muriaé Bike Fest”. Já na segunda edição, o objetivo foi solidificar o projeto, visando transformá-lo em patrimônio da cidade, representando os ciclistas e mostrando as belezas do município, além de fortalecer as ações da causa ciclossustentável para que se possam formular subprojetos para impactar em outras áreas onde a bicicleta possa marcar presença.



Trecho de desafio

Uma premiação especial foi preparada para aumentar a adrenalina dos participantes. Um trecho de 800m do trajeto Elite, numa subida com inclinação média de 13%, os menores tempos avaliados, dentro do aplicativo Strava, receberam medalhas em 5 classificações, separadas entre masculino e feminino.

Marcos Reis de Ourizânia, do grupo Poeira e Barro, levou a medalha de primeiro lugar masculino e Isabella Alvim do grupo Bike Adventure faturou a medalha máxima para as mulheres.


Inicio do Segmento Premiado, onde muitos participantes testaram seus limites - Foto Eduardo Almeida



Participação feminina

As mulheres estão buscando desafios cada vez maiores, provando continuamente sua igualdade na sociedade. Não diferente do esporte, a participação feminina vem aumentando continuamente e, no evento, já foi possível notar diversos grupos formados exclusivamente de mulheres, como é o caso do Bike Rosa, de Carangola.

Grupos femininos marcaram presença e estão mostrando sua força nas estradas e trilhas - Foto Ozy Ramos



Central de negócios

Os eventos têm se tornado ponto de encontro de lojistas e revendedores, até mesmo fabricantes de bicicletas, além de lojas de diversos segmentos relacionados. No Muriaé Bike Fest, até mesmo concessionária de automóveis aportou estande de demonstração de veículos destinados ao mundo off road, como fez a Vemasa Veículos, representante da Mitsubishi.

Antonio Carlos Teixeira, representante da Oggi Bikes e da Isapa Importação e Comércio Ltda, uma das maiores do segmento no Brasil comentou: “foi um evento com uma excelente magnitude, tivemos uma boa visibilidade dos nossos produtos e marca, por conta do destaque, sendo muito bom para nós esse envolvimento e participação”.

Os eventos estão entrando na linha de interesse de empresários que usam espaços para mostra de produtos - Foto Ozy Ramos



Marca importante do cenário nacional, a Oggi Bikes, através da Isapa, enviou representante para o evento - Foto Ozy Ramos
 

Apoio

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Muriaé através da Secretaria de Esportes;  Isapa, juntamente com a Oggi Bikes, que através da RJ Bike, ofertou uma bicicleta Oggi Hacker 2017 para sorteio entre os 500 primeiros inscritos do evento; a hidratação dos participantes foi garantida pela L’Aqua Água Mineral Natural. Outros apoiadores e patrocinadores foram envolvidos no projeto do evento.


Texto: Leo Lima

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Grato pelo contato!
      A correção foi feita minutos após a entrada no ar.
      Mas ainda havia faltado o grupo.
      Adicionamos a informação da cidade e grupo.
      Obrigado!

      Excluir