terça-feira, 28 de março de 2017

Ciclistas de 4 estados confirmados no Muriaé bike Fest

Com uma grande malha de estradas de terra, Muriaé oferta opções de diversos níveis para os mantes do Mountain Bike. Para essa edição do Muriaé Bike Fest foram montados  2 trajetos para desafiar os ciclistas que  vão participar do evento: 24 km para nível intermediário e 52 km para nível avançado.

Pela segunda vez a cidade de Muriaé sediará um evento de grande porte de ciclismo, na modalidade Mountain Bike. O evento não tem caráter competitivo, sendo considerado um encontro de ciclistas, amantes das estradas de chão, trilhas e da natureza.
A cidade é um polo regional, que atrai de forma natural comércios e investimentos em diversos setores, driblando a crise nacional. Da mesma maneira, acontece com a organização do evento que permaneceu em crescimento, preparada para ofertar mais conforto aos participantes nessa edição. A começar com o ponto de concentração onde será a largada e chegada, que estará direcionado para a parte baixa do Parque de Exposições de Muriaé, sendo acessado pela Av. Alfredo Pedro Carneiro. A alteração visa ofertar maior área coberta, mais banheiros e melhor estruturação para os participantes, de acordo com a organização.
Outra alteração prometida pela organização está relacionada ao apoio ao ciclista durante o trajeto. Serão 5 pontos de apoio para distribuição de água, sendo o terceiro com distribuição de frutas e outros comestíveis. Os pontos foram dimensionados como se fosse uma prova de maratona, com distâncias bem equidistantes.

O evento será realizado no 2 de abril, quando será aberta a secretaria para confirmação das inscrições e retirada de kits à partir das 6h, será servido um café para os participantes e acompanhantes às 7h, a abertura será às 8h, largada dos participantes às 8h15min e o serviço de buffet para almoço será iniciado às 12h. Há previsão de ciclistas retornando para a arena até às 14h. No local haverá uma banda tocando ao vivo durante o almoço.

Trajeto
Escolhido para desafiar, o trajeto de 52 km para a categoria Elite, são estradas que possuem bastante sinuosidade, elevações contínuas com subidas e descidas que não darão trégua.  A partir do 23º quilômetro, os participantes iniciarão uma subida até o ponto mais alto do circuito, de onde será possível ver a Pedra Elefantina que é um ponto referencial da região, no município de Eugenópolis. O percurso vai cortar uma mata de eucaliptos nessa parte alta, onde logo depois os ciclistas vão descer por fazendas históricas da região.
 
Ao fundo, Pedra Elentina mostra sua imponência - Foto Ozeas Vital Ramos.

Região de criação de alevinos, fazendas de cavalo e de gado, deslocamento paralelo ao rio Glória que possui duas unidades geradoras de energia são os elementos que representam dignamente os recursos e atividades financeiras do município.

 
Trilhas fazem parte do roteiro, passando em pastagens de cavalos e bois - Foto Ozeas Vital Ramos - Ozy Fotos.

Desafio programado
Para promover uma pequena disputa, um trecho de apenas 800m será sinalizado com placas para identificar o início e o fim do ‘Segmento Premiado’, onde os participantes vão sair da cota de 240m até 330m, nessa pequena distância.
A intenção é dar uma pequena noção de competição, incentivando os ciclistas a participarem também de provas futuras. O trecho curto foi escolhido para que os mesmos não percam o foco do tipo do evento, que é de base no cicloturismo e na confraternização.
Os 5 menores tempos para homens e também para mulheres, receberão medalhas. A apuração será feita às 15h através do aplicativo Strava, valendo somente os registros feitos no dia do evento.

Hospedagens

O Hotel Minas Palace está com preço diferenciado para os participantes do evento que estarão pernoitando na cidade. Para aqueles que desejarem acampar em área coberta com apoio de banheiros e vestiários, o complexo esportivo do Ginásio Rodrigão estará disponível, bastando contato com a organização para efetivar o controle, sem custos. O canal de comunicação poderá ser através do email muriaebikefest@gmail.com ou pelo Whatsapp (32) 98866-6876.

Apoio
O Muriaé Bike Fest está recebendo apoios e patrocínios diversos, com destaque para a Prefeitura de Muriaé através da Secretaria de Esportes, também a Isapa, juntamente com a Oggi Bikes, que através da RJ Bike, ofertou uma bicicleta Oggi Hacker 2017 para sorteio entre os 500 primeiros inscritos do evento. A hidratação dos participantes está garantida pela L’Aqua Água Mineral Natural.


Informações adiconais:

Mapa do ponto de concentração
É possível utilizar Maps ou Waze para auto guiar até o local, clicando no mapa abaixo.

https://goo.gl/maps/s3YXYmguVyw
Altimetria do trajeto:
 

 Altimetria do trajeto promete um bom desafio aos integrantes. Fonte: Organização. 

Dados do local de concentração:





Fonte: Organização. 

 Cartaz oficial do evento



Texto: Leo Lima

Um comentário:

  1. Participei ano passado é me surpreendi com as belas paisagens rurais. Muita gente bacana. Difícil ficar de fora!!

    ResponderExcluir