terça-feira, 22 de novembro de 2016

Gincana com passeio ciclístico foi motivo de alegria das crianças de Belisário



Passeio de bicicleta e brincadeiras agitaram as crianças de Belisário, em ação inovadora, proposta por associação local.

A associação do Grupo de Artesãos de Belisário - GAB - promoveu a primeira gincana, que se extendeu por alguns dias e etapas, promovendo disputa, entretenimento e socialização dos alunos da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.  
Belisário é distrito de Muriaé, está a 650 m de altitude, aos pés do complexo das serras do Parque Estadual do Brigadeiro, onde o clima, alimentação típica mineira e os atrativos naturais têm sido os elementos de referência para quem busca a tranquilidade dos campos mineiros.
Dentro da programação da gincana, foi inserido no dia 19 de novembro, o passeio ciclístico no qual 50 crianças marcaram presença, além dos professores, convidados e organizadores.

 As crianças formaram uma longa fila na paisagem bucólica do distrito, com a serra do Brigadeiro ao fundo.

A pedalada teve início em frente a escola.  Houve uma pausa no GAB, local onde os alunos tiveram uma breve palestra sobre o uso da bicicleta como veículo urbano e também como equipamento de esporte, depois seguiu por estradas de chão até a Fazenda Beleti.
Eduardo Almeida, diretor da Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro -  palestrante, ressalta que "é muito importante falar às crianças que bicicleta é um veículo e tem que respeitar regras de trânsito, principalmente nas áreas urbanizadas, como são os distritos e aglomerados urbanos, como forma de prepará-las para para o trânsito das grandes cidades". O mesmo finalizou o discurso abordando sobre os benefícios da bicicleta para a saúde de quem a adota como esporte.

Ao chegar na fazenda, as crianças foram recepcionadas com lanche e brincadeiras que contavam pontos para a gincana. Duas equipes foram definidas e nomeadas como Lobo Guará e a outra como Itajuru, disputaram o Jogo da Velha Humano, Corrida com o limão na colher e  também a grande atração que foi a Contra-Corrida. Esta última consiste na disputa de 1 representante de cada equipe, alinhados, com suas bicicletas, onde ganha o último a cruzar a linha de chegada, sem colocar os pés no chão, sendo uma excelente atividade de equilíbrio. Foram disputadas 5 rodadas da Contra-Corrida. A gincana foi finalizada com o Gira-Bike, onde 1 par de cada equipe girava a bike com uma das rodas encostada ao chão, sendo vencedora a equipe que tocasse mais rápido na linha de chegada.

 No Jogo da Velha Humano, 2 estrategistas escolhiam as pessoas que ocupavam as argolas.

 O trajeto de ida e volta até a igreja de Belisário totalizou 6,5km e nem mesmo as subidas mais fortes foram capazes de segurar ou cansar as crianças.
A pedalada contou com a apoio de 3 carros e 1 moto, professores e socorrista.
A organização do evento manifestou o resultado positivo da ação em nota de agradecimento, transmitida pelos representantes de cada equipe da gincana.


____
Texto: Leo Lima
Fotos: Cleber Paradela

Nenhum comentário:

Postar um comentário